Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?
Resumo
O presente ensaio se caracteriza pela apresentação de uma análise acerca das questões de uma análise acerca das questões de como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola, entendendo – o como um instrumento que explicita a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Ao ser construído coletivamente, permite que os diversos atores nele envolvido (sociedade, escola, ensino aprendizagem, avaliação etc.) e seus pontos de vista sobre o cotidiano escolar definam juntos os objetivos comuns das ações compartilhados por todos os atores envolvidos nesse processo.
Palavras – chave: Comunidade, escola - Projeto pedagógico. O objetivo deste ensaio é levantar alguns pontos interessantes quando a elaboração do projeto pedagógico, sendo este não devendo ser visto pela instituição apenas como uma exigência legal, mas coletiva no cotidiano de seu trabalho. A legislação nos assegura a possiblidade. Porém, isso apenas não basta: é preciso que a escola reconheça de fato que todos os seus atores são responsáveis pelos serviços educacionais que a escola presta à comunidade, procurando sempre a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Para que isso aconteça, precisamos refletir quanto aos desafios profissionais presentes no cotidiano da escola de forma participava, considerando o caráter heterogêneo do coletivo escolar, formado por pais, professores, alunos, corpo técnico – administrativo, pessoal de apoio, segmentos organizados sociedade civil e gestores. Nesse sentido, o projeto pedagógico norteado de forma sistemática ajudará a escola a desenvolver um trabalho com maior segurança dentro da escola.
Com base no texto do Módulo III do PROGESTÃO (2001. P. 32):
Desse modo, vejo como o projeto pedagógico tem sido conhecido pelo grupo do Colégio Estadual Professor Olavo Cecco Regon, de Concórdia (SC).
Discutimos e valorizamos