Como Plantar Eucalipto
Definir o local de plantio e traçar o planejamento. Recomendamos sempre o acompanhamento de um Engenheiro Florestal ou Técnico Florestal, com conhecimento especifico na área de eucaliptocultura
2º - Escolha da espécie:
Definir a espécie a ser plantada, de acordo com as opções de uso da madeira;
3º - Preparação da área:.
Recomenda-se em plantios acima de 40 hectares, dividir área em glebas/talhões, para facilitar os manejos e também assegurar–se contra as queimadas, e quando necessário deve-se fazer curvas de nível.
4º - Análise do solo:
Colher amostragem do solo, para se conhecer sua fertilidade natural e as necessidades futuras de adubações, a fim de garantir uma boa produtividade. Deve se recolher amostras em vários pontos do terreno e enviar para análise em laboratório.
5º - Calagem:
De acordo com o resultado da análise do solo, deve-se efetuar a calagem respeitando a quantidade solicitada. Recomenda-se aplicar o calcário pelo menos 45 dias antes do plantio.
6º - Controle dos cupins e das formigas:
O controle de cupins e das formigas cortadeiras, saúvas e quenquéns, deve ser feito em toda propriedade, e até cinqüenta metros além das divisas da área plantada. O controle deve ser feito antes, durante e até a colheita, porém, como as formigas tem preferência pelo ataque de folhas novas e tenras, os cuidados durante os primeiros dias e semanas do plantio devem ser redobrados.
7º - Aplicação de herbicida para eliminação do mato:
O herbicida deve ser aplicado 48 horas antes da subsolagem.
8º - Definição do espaçamento e quantidade de mudas:
A definição do espaçamento esta diretamente relacionado para qual finalidade deseja comercializar a madeira e qual o tempo que o silvicultor esta disposto a esperar para efetuar o corte.
O espaçamento 3m x 2m é o mais utilizado, entretanto, nos últimos anos vem crescendo bastante os plantios mais adensados, uma vez, que dependendo do espaçamento, o silvicultor pode realizar o corte a