Como os anticorpos são utilizados no diagnóstico de doenças e por quê
Campinas, 01 de abril de 2013.
Professora: Eleonora Picoli
Disciplina: Imunologia
Curso: Farmácia
Aluna: Carla Jéssyca Câmara Cooper
R.A: 121933-2
COMO OS ANTICORPOS PODEM SER UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS E POR QUÊ?
Porque os anticorpos são utilizados no diagnóstico de doenças:
Em virtude de sua diversidade e especificidade, os anticorpos são reagentes potencialmente valiosos para fins diagnósticos. Por exemplo, os primeiros especialistas em sorologia descobriram que o anti-soro de um animal imunizado contra determinado microorganismo poderia ser utilizado para detectar este microorganismo em amostras de sangue ou de tecido, estabelecendo o diagnóstico de infecção.
A presença de um anticorpo dirigido contra uma proteína ou substância específica depende da resposta imunológica do paciente; por conseguinte, utiliza-se a detecção de anticorpos para a avaliação quantitativa e qualitativa das respostas imunológicas normais e anormais do hospedeiro.
Existem cinco classes de imunoglobulinas: IgA, IgG, IgE, IgM, IgD. Normalmente, nosso corpo contém grandes quantidades de cada uma dessas imunoglobulinas, que estão disponíveis para as necessidades do nosso corpo para a produção de anticorpos. Após a exposição a organismos infecciosos, o sistema imunológico produz rapidamente anticorpos IgM e IgA, que são os primeiros anticorpos observados após infecção. Dentro de semanas, o sistema imune começa a produzir anticorpos IgG. Esses anticorpos IgG são utilizados para o diagnóstico de doenças auto-imunes. Os anticorpos IgE normalmente são utilizados no diagnóstico de alergia.
Como os anticorpos são utilizados no diagnóstico de doenças:
A extraordinária especificidade dos anticorpos para com determinados antígenos torna os anticorpos reagentes valiosos para a detecção, purificação e quantificação de antígenos. Por ser possível produzir anticorpos contra praticamente qualquer tipo de macromoléculas e compostos químicos pequenos,