Como organizar a escola de outro jeito
Disciplina: Conhecimentos Didáticos Pedagógicos em Ensino Fundamental
Professor(a): Gilda Batista
Desenvolvimento do Aluno
Aluna: Hevellin Cristine Nº: 08
Turma: 3001
Rio de Janeiro
18/09/2013
Com base no vídeo visto, pode-se observar primeiramente que a organização do tempo pode interferir muito no desenvolvimento do aluno quanto ao compreendimento da interdisciplinaridade, pois com essa divisão exata dos tempos de aula, e que em cada horário será estudado uma distinta disciplina, como o aluno poderá fazer essa ligação entre as matérias? Não haverá como, porque com essa divisão do tempo o docente não poderá mostrar ao aluno como essas matérias poderiam interligar-se. Outro exemplo claro dessa interferência é a divisão das séries pela faixa etária, pode- se ver algumas falhas nessa divisão, e uma das que mais nos chama atenção é o desestímulo que esta tem causado em muitos alunos que são repetentes, pois se o aluno repetente tem que continuar na mesma série, ele tem que conviver com os alunos menores e ver matérias já vistas no ano anterior, e isso acaba causando um enorme desestímulo.
Perguntas sobre o vídeo:
1. Como organizar a escola de outro jeito?
Chego a seguinte conclusão, que essa coisa, que chamamos de rotina, tem desmotivado muito os discentes, e muitas das vezes até mesmo os docentes. Será que deixássemos que os discentes, escolhessem as disciplinas que querem ter, e os horários, o desempenho e a vontade de estudar não seria melhor? Na minha visão, essa é uma das muitas formas de organizar a escola de um jeito diferente do que é hoje. Mas só saberemos se dará certo tentando, porém não vejo o governo e por conseguinte, a escola, abrindo-se para novas ideias.
2. O que fazer com alunos com ritmo diferente?
O docente frente a uma turma, pode perceber quais são aqueles discentes com um ritmo diferente dos outros, tem uns que são mais rápidos e acabam copiando a matéria que