Como organizar uma sipat
Segurança, consciência não basta... Pratique!
“Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece”.
COMO ORGANIZAR UMA SIPAT
SIPAT - Semana Interna de
Prevenção de Acidentes do Trabalho
SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. É uma das principais atribuições da CIPA dentro da empresa.
• Obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR-5, Portaria MTE/DSST n° 8/99, ela deve ser feita uma vez ao ano, devendo ser considerada como uma Campanha de Segurança e tendo por finalidade a divulgação dos conhecimentos de Segurança e Saúde no Trabalho.
Paródia.... Um exemplo que integração da segurança, humor e os trabalhadores.
A SIPAT, deve ter como objetivo o desenvolvimento e a conscientização da importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando uma visão vigilante nos colaboradores, para que os mesmos possam atuar de forma interativa, reconhecendo e corrigindo condições e práticas inseguras.
• Considerada por alguns como apenas um problema a mais para ser resolvido dentro das atividades de uma empresa, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode vir a se transformar numa importante alavanca de integração, além de auxiliar na redução dos riscos no trabalho.
• Hoje em dia as empresas têm encontrado soluções criativas para suas SIPAT’s, motivando com isto seus funcionários e reduzindo acidentes de trabalho.
• A legislação em vigor estabelece algumas regras, uma espécie de espinha dorsal da programação.
• Mas esta sistemática não pode ser utilizada como um roteiro definitivo de quem está organizando sua SIPAT, como em toda atividade, o estímulo à participação é fundamental.
• Portanto, ao contrário de se estipular uma programação de atividades padronizadas, o melhor caminho é estimular a criatividade de quem será atingido pelo programa.
• A partir de uma motivação, a comissão