Como opera a cultura
Os homens veem o mundo de acordo com sua cultura, somos condicionados por nossa herança cultural, à não entender o outro. Cada cultura tem muitas variações de um mesmo padrão cultural, assim com também pessoas de culturas diferentes, têm reações diversas ante uma mesma situação.
Apesar de todos os homens possuírem a mesma anatomia, a utilização do corpo não é determinada geneticamente, ela depende de um aprendizado, que consiste em uma cópia de padrões que fazem parte da herança cultural de um grupo. Os indivíduos de um mesmo sistema cultural utilizam o corpo de forma diferenciada em função do sexo.
Quando um homem vê o mundo sob a ótica da sua cultura, sempre é propenso a considerar seu ponto de vida como o mais correto e natural este pensamento pode gerar muitos conflitos sociais, pois o germe do racismo está presente e muitas vezes servem de justificativa para violências praticadas contra outrem.
Os grupos de uma mesma sociedade tendem a dar tratamento diferenciado aos seus integrantes e aos estrangeiros, estas manifestações fatalmente resultam em xenofobia ou xenofilia, e em preconceito a quem dispensar tratamento igual para todos.
A cultura pode também condicionar alguns fatores biológicos, pois o resultado de heranças culturais, refletem-se no indivíduo, quando o tornam propício a receber sugestões, tais como morte por feitiçaria, cura de doenças, sensação de fome etc.
Independentemente da sociedade, não é possível que um indivíduo domine todos os aspectos de sua cultura, a participação é limitada quando à fatores de idade, sexo, crença, classe social e preconceito entre outros.
O importante, porém é buscar um mínimo de conhecimento da cultura, a fim de que saiba como se articular com os demais membros e agir em determinadas situações.
Todo sistema cultural tem uma lógica própria e é através desta lógica que deve ser entendido, ao invés de tentarmos transferir a lógica de um sistema para o outro, evitando assim a