Como negociar no B2B
Não existe nenhum método com técnicas infalíveis para uma negociação, pois o cenário de uma negociação nunca irá se repetir exatamente da mesma forma. Os fatores humanos, ou seja, as partes envolvidas, são diferentes, bem como o macro e microambiente, por isso a solução de uma situação pode não ser a melhor alternativa para uma outra ocasião, por mais semelhante que ela seja de uma negociação passada; mesmo que duas pessoas negociem diversas vezes e já se conheçam, cada negociação gera um aprendizado novo e por isso as atitudes das partes envolvidas podem ser diferentes em um cenário parecido ao vivido por essas pessoas no passado.
Apesar de não existir uma fórmula mágica para conseguir um bom negócio, existem fundamentos e teorias que podem e devem ser estudados a fim de se tornar um melhor negociador. Tais fundamentos da negociação ajudam a melhorar a capacidade de solucionar conflitos de maneira produtiva e eficiente, aumentam a segurança do negociador perante situações complexas e torna o negociador mais preparado para conflitos inesperados, além de diminuir o estresse e o desgaste pessoal que uma negociação pode causar.
Não se deve usar da malandragem durante as negociações, a outra parte envolvida certamente perceberá que o negociador em questão está tentando se aproveitar da situação, tentando levar algum tipo de vantagem. Esta abordagem pode até funcionar da primeira vez, entretanto, caso seja percebido que um lado agiu de má fé, com certeza não haverá uma segunda negociação. É muito mais vantajoso tentar criar um bom relacionamento com o outro negociador, para que ocorram novas negociações no futuro.
O segredo para uma boa negociação começa com a preparação, estude o outro lado, tente compreender seus desejos, anseios e preocupações, elaborando previamente uma proposta que