como montar uma ong
INTRODUÇÃO
Em decorrência da ineficiência dos Governos e do poder público em geral surgiram as ONGs (Organizações Não-Governamentais), com o objetivo de fazer uma parte que, em tese, é de responsabilidade do Estado, ou então complementá-lo quando ele não consegue atingir esse nível, buscando fazer o possível, muitas vezes, para pessoas excluídas da sociedade e pessoas que não tem voz.
As ONGs fazem parte do chamado Terceiro Setor da Economia, setor que congrega as organizações que, embora quase sempre prestem serviços públicos, produzam e comercializem bens e serviços, não são estatais, nem visam lucro financeiro para os associados ou administradores com os empreendimentos efetivados, estando incluídas aqui, portanto, as associações e fundações. Usualmente é chamado de Terceiro Setor o conjunto das pessoas jurídicas sem fins lucrativos.
No Brasil, as organizações não governamentais sem fins lucrativos ganham força à partir do processo de redemocratização política que se deu após o período da Ditadura Militar (1964-1985). Mas foi a partir da década de
90 que surgiram as principais organizações não governamentais no país como o Instituto Ethos (1998) e a Rede de Ong’s da Mata Atlântica (1992) que reúne cerca de 312 instituições em 16 estados.
3
OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo apresentar informações sobre o que é uma ONG, quem pode montar e quais os passos e documentos necessários para abrir este tipo de Entidade Jurídica.
Também serão apresentadas as suas vantagens e desvantagens, além de um exemplo de ONG.
4
O que é ONG
ONG é uma Organização Não-Governamental, um grupo que não possui fins lucrativos, e faz diversos tipos de ações solidárias, para grupos específicos, como crianças, idosos, animais, meio ambiente, e etc.
As ONGs fazem parte do chamado terceiro setor da Economia.
Essas organizações constituem importantes alternativas para sistematizar a sociedade como um todo, pois promovem ações sociais,