Como Montar uma criação de coelho
O sangue é formado por uma parte líquida (plasma) e uma parte celular (células sanguíneas).
As células sanguíneas1 são produzidas na medula óssea2 e formadas a partir de células-tronco hematopoéticas3, por meio de um processo conhecido como diferenciação, tornando-se células (ou glóbulos) vermelhas, células (ou glóbulos) brancas e plaquetas.
Após a diferenciação, estas células entram no sangue para desempenhar diversas funções, sendo transportadas para todo o corpo pelo plasma, que é formado por água e vários elementos químicos (proteínas, hormônios, minerais, vitaminas eanticorpos4).
Glóbulos vermelhos (ou hemácias ou eritrócitos)
Células que transportam o oxigênio para todas as partes do corpo. Existem milhões delas em cada gota de sangue.
Glóbulos brancos (ou leucócitos)
Células que combatem as infecções, destruindo diretamente as bactérias e vírus no sangue, além de produzirem globulinas, que fortalecem o sistema imunológico5 frente às doenças.
Os linfócitos são um tipo de célula sanguínea branca e podem ser linfócitos B, linfócitos T ou células NK6 (“natural killers” - matadoras naturais).
Plaquetas
Fragmentos celulares essenciais para o processo de coagulação, pois se acumulam ao redor de uma lesão (cortes) e formam um “tampão” para interromper a perda de sangue.
Saiba mais:
- Glossário de Termos Médicos
- Recomendações sobre o Tratamento de Leucemia
- Fertilidade e Sexualidade
Notas de Rodapé
1- Células sanguíneas são produzidas na medula óssea, originalmente como células primárias, tornando-se células (ou glóbulos) vermelhas, células (ou glóbulos) brancas e plaquetas. Esse processo é denominado “diferenciação” e ocorre em todas as pessoas. Após a diferenciação, as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas entram no sangue para realizar diversas funções. Voltar
2- Medula óssea é o tecido esponjoso encontrado no centro dos ossos, onde são produzidas as células sanguíneas. Voltar
3-