Como montar um centro de Estética
EMPREENDEDORISMO
Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br
Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo
Roberto Simões
Diretor-Presidente
Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho
Diretor Técnico
Carlos Alberto dos Santos
Diretor de Administração e Finanças
José Claudio Silva dos Santos
Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial
Mirela Malvestiti
Coordenação
Luciana Rodrigues Macedo
Autor
Dayane Rabelo
Projeto Gráfico
Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. www.staffart.com.br Apresentação
1. Apresentação
Atende a preocupação com a aparência da mulher brasileira de todas as idades e a crescente utilização dos serviços pelo público masculino.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
A palavra estética vem do grego aisthésis, de percepção e sensação. À época, a estética era a filosofia que estudava a capacidade das coisas de serem belas e da reação do homem diante da beleza da arte (pintura, escultura, literatura). O conceito de beleza, associado à estética, acompanha a história da humanidade, desde quando os povos primitivos pintavam o corpo e o rosto em celebrações, até o simples ato contemporâneo de pentear os cabelos antes de sair de casa.
Embalados pela preocupação com a aparência da mulher brasileira e pela crescente utilização dos serviços por idosas e homens, os centros de estética proliferam-se no país inteiro. Trata-se de