Como montar um cabo de rede
1 - Pegue a quantidade de fio necessária e acrescente mais um pouco, só para garantir.
2 - Remova a capa externa do cabo cuidadosamente, deixando cerca de 3 cm dos fios torcidos expostos. Tome cuidado para cortar apenas a capa externa, e não algum fio. Depois de remover esta capa, vão haver oito fios torcidos em 4 pares. Cada par tem um fio de cor sólida e um outro de cor branca, com uma listra colorida marcando seu par. Em alguns casos, você também encontrará um cordão branco.
3- Inspecione os fios para ver se algum deles foi partido ao cortar a capa externa. Se algum deles estiver com o cobre exposto, corte todos os fios rente ao corte da capa e comece tudo de novo. Fios expostos causam linha cruzada, perda de desempenho ou simplesmente bloqueiam a conexão. É importante manter a capa de todos os fios internos intacta.
4 - Desenrole os pares, deixando-os alinhados e achatados entre seus dedos.
5- Arrume os fios conforme a especificação que estiver seguindo. Existem dois métodos determinados pela TIA: 586A e 586B. O 586B é o mais comum para cabos de rede, usado amplamente por computadores e telefones digitais. É o padrão usado na demonstração deste artigo (para o 586A, precisamos de uma ordenação diferente; veja nas Dicas). Ponha os fios na seguinte ordem, da esquerda para direita: 1. Branco/Laranja 2. Laranja 3. Branco/Verde 4. Azul 5. Branco/Azul 6. Verde 7. Branco/Marrom 8. Marrom
6 - Pressione todos os fios de forma que fiquem paralelos entre o seu polegar e seu indicador. Verifique se a ordem das cores continua a mesma. Corte a capa de todos os fios alinhadas, de forma que elas fiquem a 12,5 mm da base da capa. Os cortes devem deixar os fios intactos e alinhados. Este passo é importante, pois fios tortos ou meio partidos não farão contato dentro do plugue e podem estragar todo o cabo.
7 - Mantenha os fios alinhados enquanto os põe dentro do plugue RJ-45 com a