Como me fiz e me faço professora
EDUCAÇÃO, UM CAMINHO A SER PERCORRIDO
MEMORIAL EDUCACIONAL
1.1 Dedicatória:
Dedico este memorial a todos educadores que assim como eu, percorre esse intenso caminho que é o da educação, deixando sempre a mensagem de superação de um aprendizado. ”Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência.” (Henry Adams)
1.2 Agradecimentos:
Agradeço a Deus que me predestinou o ofício de ensinar e me deu vida para guiar vidas, orientando mentes para que os caminhos sejam trilhados com sucesso. Agradeço a todos que passaram por minha trajetória educacional me apoiando e me conduzindo até aqui.
1.3 Epígrafe:
A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor. (Pe. Antônio Vieira)
MEMORIAL EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO
O início de minha vida acadêmica e profissional se confunde com a de várias professoras e professores aos quais conheço na minha cidade, porém cada pessoa tem o seu particular o que diferencia uns dos outros formando assim seres únicos.
Na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar, com imagens e ideias de hoje, as experiências do passado. A memória não é sonho, é trabalho. (Bosi, 1995:55)
Em 1991, aos 19 anos de idade conclui o segundo grau em magistério, pois era o único curso de segundo grau ofertado na cidade, por isso todos os anos mais de cem alunos eram formados em magistério. Como tantas outras pessoas eu não tinha condições financeiras para estudar fora, então tive que optar pelo mesmo. Após a conclusão do magistério trabalhei três anos em uma pequena loja de confecções até o momento em que surgiu a oportunidade de fazer um concurso público municipal para professor, onde sem hesitar fiz minha inscrição, prova, e sendo classificada deixei a loja e assumi meu novo trabalho realizando o sonho de ter um emprego registrado que me desse direito trabalhista.
No dia 03 de abril de 1995, em uma escola localizada na área rural