Como lidar com o seu chefe
No geral para lidar com este tipo de chefe, o colaborador precisa procurar conhecê-lo, analisando seu perfil, para facilitar a interação. Tem que ter flexibilidade, procurando se adaptar ao jeito da pessoa, ao seu estilo. Um ponto relevante é que os chefes difíceis nos forçam a buscar superar nossos limites, e de certa forma, nos proporcionando um aprimoramento, à medida que os desafios vão sendo superados. Diante de um chefe difícil é importante o profissional se posicionar, temos liberdade para escolher aceitar ou não esta situação, se não nos adaptarmos, temos que procurar um outro tipo de pessoa para trabalhar. Confira abaixo alguns tipos de chefes:
Chefes coercivos, que são aqueles que querem que as coisas sejam realizadas do seu jeito. Para ele, tudo deve transcorrer do jeito que ele acha correto, ele coage... Tem que ser do jeito dele, na hora que ele quer, é ele quem dita as regras. Na medida do possível, procure se posicionar, dando opinião e sugestão de novas formas de realizar as atividades.
Chefe agressivo: que estabelece altos padrões de desempenho para a equipe. Quer que a equipe tenha um alto desempenho, que todos cheguem lá, mas de uma forma impositiva, sem respeitar o limite dos outros. Seu objetivo é que todos atinjam as metas a qualquer custo, o que pode ter um impacto negativo no grupo. Ao lidar com este tipo de chefe procure atender os prazos e cumprir com as metas, porém, se julgar que não conseguirá atender a necessidade do chefe, se posicione e busque negociação. O outro tipo de chefe