como lavar as mãos
3. Retirar todas as jóias (anéis, fios, brincos) e relógio antes de entrar na cozinha. Estes objectos acumulam sujidade e micro organismos.
4.Atenção à apresentação pessoal. As unhas devem estar sempre limpas, aparadas e sem verniz para não serem fontes de contaminação microbiana.
5. Lavar sempre as mãos sempre que utilizar as instalações sanitárias. Para não serem fontes de contaminação microbiana.
6. Manter a casa de banho sempre limpa e organizada. Verificar se há sabonete bactericida, toalhetes e escova das unhas. È essencial que a casa de banho se mantenha limpa e tenha as condições necessárias para uma lavagem correcta das mãos.
7. Lavar as mãos sempre que mexer no nariz, cabelo ou outras partes do corpo. Qualquer parte do corpo humano contém microrganismos que se podem transmitir aos alimentos.
8. Lavar as mãos sempre que fumar (é proibido fumar em todas as zonas da cozinha, incluindo WC). A boca e a saliva são também locais onde existem microrganismos.
9. Lavar as mãos sempre que mudar de tarefa. Para não transmitir micróbios de uns alimentos ou utensílios para outros.
10. Usar luvas para manipular lixo e lavar as mãos em seguida. Existe grande número de bactérias em lixos e restos de comida.
11. É obrigatória a utilização de luvas em mãos com feridas, cortes ou outros problemas na pele. Qualquer ferida na pele é um foco de infecção.
12. É obrigatória a utilização de luvas descartáveis e máscara na zona bocal para manipulação de alimentos “acabados”. Estes alimentos não
vão ser submetidos a mais nenhuma operação que possa destruir os microrganismos lhes seja