Como Implantar 5S
Criado no Japão após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reconstrução e reestruturação do país que necessitava reorganizar suas indústrias e melhorar a produção devido à alta competitividade do mundo pós-guerra, o programa 5S é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização do ambiente de trabalho e dos processos nas empresas.
O programa 5S visa conscientizar todos da organização da necessidade e da importância da qualidade no ambiente de trabalho. É uma reeducação cultural que necessita contar com o comprometimento das equipes de trabalho para gerar os resultados esperados. Vislumbra e objetiva termos nas organizações ambientes limpos, organizados, com asseio, bem como o bem estar das pessoas, proporcionando condições para uma maior produtividade.
O Programa baseia–se em cinco conceitos, conceitos estes que na verbalização em japonês, sua língua original, começam com a letra S:
1.º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte- Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.
2.º S – Seiton – Senso de Arrumação e ordenação - Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.
3.º S – Seiso – Senso de Limpeza - Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.
4.º S – Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene - Manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
5.º S – Shitsuke – Senso de Autodisciplina - Fazer dessas atitudes, um hábito, transformando os 5S numa filosofia de vida.
Quando foi idealizado, na década de 50, o Programa 5’S esperava apenas tratar da arrumação e padronização física do ambiente de trabalho. O 5’S é uma ferramenta de gestão, muito mais ampla do que pode parecer. Vários foram os benefícios identificados com a sua utilização. Focando a redução dos desperdícios, de tempo, espaço e energia, o programa também impulsiona a participação efetiva de todos, possibilitando o surgimento