Como gerir Projetos
Este artigo discute a questão do gerenciamento de recursos humanos no prisma do gerenciamento de projetos. Nele, consideramos os fatores de planejamento e avaliação dos recursos humanos e o projeto como uma organização composta de pessoas. O propósito deste artigo é apresentar uma abordagem baseada nos conceitos de ARH (Administração de Recursos Humanos) para planejamento e gestão de pessoas no contexto do gerenciamen- to de projetos.
Gestão de Pessoas
Planejar Agregar Alocar Recompensar Pessoas Pessoas Pessoas Pessoas
Figura 1. Os sete processos de Gestão de Pessoas em Projetos. quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e indi- viduais. Crescer profissionalmente e ser bem-sucedido.
Resumindo, sem organizações e sem pessoas não haveria a gestão de pessoas. E a gestão de pessoas na pers- 4. pectiva do gerenciamento de projetos nada mais é do que a capacidade de alinhar os objetivos e as expectativas das pessoas e da organização.
O papel da gestão de pessoas no gerenciamento de 5. projetos é obter o comprometimento das pessoas na realização das atividades do projeto, visando atingir seus objetivos e propiciar a essas pessoas condições para atingir seus objetivos pessoais e individuais.
Os sete processos de gestão de 6. pessoas em projetos
Embora o PMBoK cite apenas quatro processos para gerência de recursos humanos, a gestão de pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Podemos citar como os sete processos básicos da gestão de 7. pessoas em gerenciamento de projetos:
até o alcance de seus objetivos, que quando alcançados geralmente levam a novas organizações temporárias (novos projetos) ou à absorção por organizações contínuas (processos organizacionais).
Segundo o autor Chiavenato1, um dos maiores especialistas no assunto, uma organização só existe quando:
“Há pessoas capazes de se co- municarem e que estão dispostas a contribuir com