Como funcionam as fraudes contábeis por lee ann obringer - traduzido por howstuffworks brasil
5260 palavras
22 páginas
Como funcionam as fraudes contábeis por Lee Ann Obringer - traduzido por HowStuffWorks BrasilIntrodução |
Em 2002, os norte-americanos e, como conseqüência, o resto do mundo viram o fim da era de explosão de negócios que já começavam prósperos e com preços de ações alcançando as nuvens. Realmente era bom demais para ser verdade. As empresas que ninguém poderia deter não tiveram os rendimentos esperados.
Ao invés disso, elas estavam "esquentando os livros" para dar a impressão de lucros que não existiam. Uma empresa é culpada por fraude contábil quando propositalmente inclui informações incorretas em suas declarações financeiras - manipulando despesas e receitas para melhorar seus rendimentos por ação.
Neste artigo, veremos os truques que algumas empresas usaram para "rechear" suas demonstrações financeiras bem como saber por que agiram assim. Também examinaremos a queda de gigantes como a Enron e a WorldCom para ver o que aconteceu e onde elas estão agora.
Por que falsificar os livros de contabilidade?
O gerenciamento dos ganhos através de lançamentos duvidoso (ou "esquentar os livros de contabilidade") é simplesmente uma maneira de fazer as coisas terem uma aparência melhor do que elas realmente são para manter os acionistas felizes, atrair novos investidores, atender orçamentos, e o mais importante, ganhar bonificações. Bonificações são vinculados a níveis específicos de receita, tornado-os extremamente tentadores para que se faça quase de tudo para atingir - ou parecer atingir - a meta. Mas nem toda a falsificação de livros de contabilidade é motivada apenas pela ganância. Fazendo as receitas parecerem maiores do que realmente são, uma empresa em apuros poderia se manter à tona com dinheiro de investidores até que possa gerar um lucro real. Foto cedida por USAF Services |
Tal movimento, no entanto, é perigoso.
Eis um exemplo: imagine que você é um garoto com uma banca de limonada e quer construir um telhado sobre ela para que seus clientes não