Como funciona o sindicato de uma empresa
Sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista e de empresários (conhecidos como sindicatos patronais). Seu principal objetivo é a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Além disso, também são dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.
Estes sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria, e mantidos principalmente, pela contribuição sindical de seus associados.
1 CRIAÇÃO
No ano de 2010 comemorou-se 100 anos das obras de construção e melhoramentos do Porto do Rio, obra que inseriu e dinamizou este porto na rota dos principais destinos do país no comércio internacional. Há entre o porto e a cidade do Rio de Janeiro uma ligação histórica indissolúvel, já que foram as facilidades proporcionadas pela natureza, como um lugar de águas mansas e tranquilas, com pouco assoreamento e uma entrada de barra ideal para a defesa militar, determinantes para a instalação de um porto e do primitivo núcleo populacional de fundação desta cidade.
Após passar por experiências de exploração privada, o Porto do Rio, coerente com o modelo de centralização estatal adotado na década de 30, determinado pela visão dos portos como fator fundamental ao desenvolvimento nacional, constituiu-se numa autarquia federal até a década de 70, quando se tornou uma sociedade anônima, a Companhia Docas da Guanabara, mantendo, porém, o governo federal quase a totalidade do controle acionário. Com a fusão dos dois estados, em 1975, mudou sua denominação para a atual Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ).
Embora sempre dinâmico e importante, o Porto do Rio teve seu apogeu durante a década de 50 e o início dos anos 60, quando alcançou o primeiro lugar na