Como Funciona o Cerebro Humano - Voltado para Matemática
Você sabia que o cérebro humano “divide o controle” das atividades desenvolvidas? O lado esquerdo é responsável pela lógica, racionalidade, números e matemática. Enquanto o lado direto é responsável pelas emoções, artes e imaginação. Ou seja, quando você desenha e se emociona é o lado direito do seu cérebro que está trabalhando. O aprendizado de idiomas é principalmente conduzido pelo lado esquerdo do cérebro, entretanto o lado direito permite que você de fato aceite que está falando em outra língua.
Caso alguém se interesse ainda mais pelo assunto, eu recomendo o livro “Desenhando com o lado direito do cérebro” da autora Betty Edwards. Meus “conhecimentos” sobre o assunto vêm desse livro. A escritora explica que todos somos capazes de desenhar e, de fato, o fazemos com frequência quando crianças. Porém, à medida que vamos crescendo deixamos que a nossa racionalidade (o lado esquerdo do cérebro) domine nossas emoções (lado direito do cérebro). Acontece que o lado esquerdo age de forma mais rápida e logo nos envia uma mensagem dizendo “Não, você não consegue mais fazer isso e, também, você já não é mais nenhuma criança!” Acredito que o mesmo acontece quando estamos aprendendo um novo idioma. O lado esquerdo do cérebro pode declarar que é uma língua muito difícil e que não vale a pena o esforço. Por isso, você deve aprender o idioma que move seu coração.
Há, de fato, pessoas que apresentam maior facilidade em aprender uma nova língua, enquanto outras conseguem resolver cálculos matemáticos difíceis em segundos! É raro encontrar uma mesma pessoa com ambos os talentos. Por quê? Porque há estudos da área da neuropsicológica que defendem a existência de oito diferentes tipos de inteligência. São essas: Inteligência linguística; lógico-matemática; espacial; musical; corporal-cinética; intrapessoal; interpessoal; e naturalista. Esta é a Teoria das Inteligências Múltiplas. Geralmente todos possuímos um pouquinho