Como funciona a internet
Ela é “uma rede de computadores”. Podemos dizer que sim, mas para compreender como a Internet chega nas casa temos que levar em conta que ela é uma pequena rede conectada a outras redes maiores de computadores. Sendo assim, não há uma empresa que a controle, mas sim um grupo de várias redes interligadas. Quando conectamos um computador a outro, ou quando ligamos vários computadores uns aos outros, criamos uma rede local. Mas desta forma, os computadores só se comunicam uns com os outros, sem acesso a outros computadores fora da sua rede local, sem acesso a outros servidores, como é possível quando há acesso à Internet. Este acesso externo ocorre quando a sua rede local se conecta a uma outra rede maior, no caso, o seu provedor de Internet, por meio da tecnologia TCP/IP, um modo de comunicação baseado no endereço de IP (Internet Protocol). Este IP é o endereço de cada um dos pontos de uma rede, e cada ponto da rede consiste em um computador que, por sua vez, se interliga a outros computadores, formando uma verdadeira “teia de redes”. Já os sites e serviços acessados pela Internet são de maneira simplificada aplicativos disponíveis em servidores. E esses servidores são formados por grandes computadores conectados à rede mundial de Internet, cada um deles também identificado por um endereço de IP.
O Caminho da Internet
Agora vamos entender qual o caminho que a Internet faz até chegar em casa. Este caminho passa por quatro passos principais, sempre identificados por um endereço de IP: o Backbone, o provedor de acesso, o provedor de serviço e o usuário final.
Backbone Primeiramente temos que conhecer o ponto inicial de referência da Internet, o setor que interliga todos os pontos da rede: o backbone.
Os backbones são pontos das redes que compõem o núcleo das redes de Internet. São pontos-chave da Internet que distribuem pelas redes as informações baseadas na tecnologia TCP/IP. Existem poucos backbones espalhados pelo