Como funciona nossa audição
A orelha humana é constituída de três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A orelha externa é constituída pelo pavilhão auricular e o canal auditivo externo. As ondas sonoras são captadas pelo pavilhão auricular e direcionadas para o canal auditivo externo seguindo para a orelha média e interna. A orelha média inicia-se na membrana timpânica e incluí os menores ossículos do corpo humano (martelo, bigorna e estribo), ela transmite a onda sonora para a orelha interna. Na orelha interna encontra-se o órgão responsável pela audição chamado cóclea. Dentro da cóclea existem líquidos e células ciliadas. A ação mecânica da cadeia ossicular cria um movimento no fluido que estimula as fibras nervosas. As fibras nervosas, então, enviam impulsos elétricos para o nervo auditivo e para o cérebro, que interpreta esses impulsos como som.
perda auditiva
Vários fatores contribuem para a perda auditiva, desde os mais comuns até aos mais graves: exposição a barulho intenso ou ruído constante, hereditariedade, processo natural de envelhecimento, lesão traumática, medicamentos ototóxicos ou alguns tipos de doenças. Além disso, pode também ser consequência de problemas na gestação, tais como doenças infectocontagiosas como sífilis, citomegalovírus, rubéola gestacional, entre outros. Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou novos dados do Censo 2010 com informações sobre a situação da perda auditiva nos brasileiros. A pesquisa avaliou pessoas com problemas permanentes e constatou que mais de nove milhões de cidadãos declararam ter algum tipo de deficiência auditiva. Deste total, 347 mil pessoas afirmaram não conseguir ouvir de modo algum, quase 1,8 milhão disseram ter grande dificuldade e 7,5 milhões relataram alguma limitação.
Sons com o volume alto
O som é uma onda mecânica de pressão, ou seja, as moléculas do ar alteram a sua pressão (distância) em uma frequência determinada, o que nós