Como formatar sumário
As regras para elaboração do sumário estão descritas na norma ABNT NBR 6027. Acredito que o sumário é uma das seções de um trabalho acadêmico que as pessoas mais temem e sofrem para fazer com que fique do jeito certo. Usando os recursos mais básicos de formatação (fonte, recuo, parágrafo, alinhamento) é quase impossível ter sucesso. Feito desse jeito, o sumário (ou tabela de conteúdo) fica parecendo que foi feito “a facão”. Mas, como se diz, para (quase) tudo, há uma solução. E, na computação, assim como na natureza, nada se cria, tudo se copia.
O milagre para fazer sumários ficarem no seu devido lugar, do jeito que deve ser é um recurso do Word chamado de Estilo. Então, antes de falar do sumário, apresentarei este recurso.
Formatação usando a ferramenta Estilo no Microsoft Word
Na aba Página Inicial do Microsoft Word, a quarta seção da barra de ferramentas (ribbon), logo após Parágrafo, é chamada Estilo. É ela que usaremos para formatar nossos estilos.
Mas o que é um estilo? Estilo é uma formatação pré-configurada. É um conjunto de formatações de texto (tipo e tamanho de fonte, alinhamento do texto, espaçamento, parágrafo, recuo, numeração e tantas outras) determinadas e salvas com um nome qualquer. Assim, quando sabemos que usaremos uma mesma formatação de texto em várias seções ao longo do nosso documento, salvamos esta formatação em um estilo. Quando quisermos aplicá-la, basta selecionar este estilo no barra de estilos. Isto economiza muito tempo.
O Word já vem com vários estilos configurados de fábrica. Muitos deles não me agradam e também não seguem as normas ABNT. Vamos, então, criar nosso primeiro estilo.
Como no sumário aparecem os títulos das seções primárias e subseções do trabalho, faremos a formatação do estilo de um título. Para títulos, a ABNT exige que: * O indicativo numérico seja expresso em algarismo arábico e preceda seu título por um espaço de caractere; * Alinhado à esquerda; * Os títulos