Como fazer uma Rescisão passo a passo
Hoje iremos aprender como elaborar e calcular uma rescisão do contrato de trabalho. O primeiro passo a ser dado será descobrir qual o motivo da rescisão do funcionário, pois as verbas a serem calculadas na rescisão dependerão da causa do afastamento. Existem várias causas de afastamento do funcionário, ou seja, de suarescisão contratual do trabalho.
Causas de afastamento mais comuns:
Dispensa sem justa causa.
Dispensa a pedido do funcionário.
Término do contrato experiência.
Dispensa por justa causa.
Rescisão antecipada do contrato de experiência por iniciativa do empregador.
Rescisão antecipada do contrato de experiência por iniciativa do funcionário.
Por falecimento do funcionário.
Programas e aplicativos para cálculo da rescisão do contrato de trabalho:
Na internet é comum encontrarmos diversos aplicativos que realizam cálculos de rescisão contratual do trabalho, alguns aplicativos fazem cálculos mais simples e outros mais completos. Mesmo utilizando esses programas que fazem os cálculos de forma automática, é importante o usuário está sempre informado para que ele possa conferir e eventualmente corrigir tais valores calculados. Caso você necessite de algum programa para fazer o cálculo de rescisão contratual do trabalho segue alguns links:
Cálculo rescisão contratual - mais simples - www.calculorescisao.com.br
Cálculo rescisão contratual - mais completo - www.ecalculos.com.br
Precisamos também entender que existem dois tipos de rescisão: com aviso prévio trabalhado e com aviso prévio indenizado:
Aviso Prévio Trabalhado: neste caso, o funcionário é avisado com 30 dias de antecedência que será demitido e trabalha estes 30 dias na empresa até a data da rescisão do contrato (último dia trabalhado), recebendo seus vencimentos e descontos do último mês trabalhado normalmente. Por exemplo, se ele recebe o aviso no dia 02/02/10, então o último dia trabalhado por esse funcionário será dia 03/03/10 (data da