Como fazer uma exportação
Os incoterms servem para definir dentro da estrutura de um contrato os direitos e obrigações do exportador e importador. Ex.: Onde deve ser feita a entrega da mercadoria, quem paga o frete, e quem será o responsável pela contratação do seguro.
Formação do preço:
Valor presumido de um produto - A fixação do preço baseia-se na percepção que se tem com relação a determinado grupo de produtos que, por serem exóticos ou únicos, parecem mais caros para os consumidores do que outros produtos que não tem esse apelo;
Seguir o líder - Este é um dos métodos menos arriscados e mais utilizados por exportadores iniciantes que ainda não têm uma noção muito clara do mercado que está ingressando. Os preços são fixados com base nos praticados pelos líderes no mercado-alvo.
Preço exportação = Preço Interno - Tributos - Despesas 1 + Despesas 2
Tributos = ICMS, PIS, COFINS e outros
Despesas 1 = Comissão de vendas, despesas financeiras para obtenção de capital de giro.
Despesas 2 = Embalagem especial, transporte e seguros internos, despesas consulares, corretagem de câmbio, despesas de embarque, comissão de agentes, despesas financeiras, seguro de crédito.
Tipo de frete:
A escolha do tipo de frete é influenciada por vários fatores, quantidade, validade, fragilidade, valor e distância dos pontos de embarque e desembarque.
Para um lugar distante e uma carga grande o transporte marítimo é aconselhado por ser mais barato em relação aos outros e também por conta de espaço.
Para um país vizinho e uma carga pequena o rodoviário é o mais em conta, mas caso necessite de agilidade é aconselhado o transporte aéreo (o mais caro dentre os disponíveis).
Siscomex:
Um programa onde é registrado todas as operações de exportação e importação brasileiras.
Para operá-lo deve estar habilitado por meio de uma senha obtida junto a Receita Federal (RADAR - é cobrada uma taxa para obter esta senha). Verificar em qual modalidade deve ser