Como fazer uma boa introdução
Introdução significa início ou começo. Quando se refere a trabalhos escolares, a introdução tem a função de apresentar resumidamente ao leitor o tema que será desenvolvido e de que forma será apresentado ao longo do trabalho.
Todos os trabalhos escolares que exigem a composição de textos para apresentação de ideias (redação, artigos, monografias ou teses), é obrigatório que haja uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma conclusão. O nível de aprofundamento do tema, depende do tipo de trabalho que será escrito.
Numa dissertação simples, a introdução deve anunciar ao leitor qual assunto será discutido ao longo do texto. É uma apresentação sintetizada do tema abordado e uma contextualização com a realidade. Em trabalhos Pacadêmicos, seguindo uma metodologia científica, a introdução deve também caracterizar o tema abordado, mencionar os objetivos e resultados da pesquisa, indicar a relevância do trabalho, etc.
O termo “introdução” também designa a ação de introduzir um novo tema ou ideia. Por exemplo, um livro que tenha o objetivo de apresentar as bases de um determinado tema para posterior aprofundamento do mesmo, tem normalmente o título: “Introdução à .... Economia, Psicologia ou Filosofia”.
INTRODUÇÃO: COMO FAZER?
Todo trabalho acadêmico exige que se cumpram algumas etapaPPs durante a sua produção, incluindo a conclusão e a introdução. E para fazer uma boa introdução você deve ter em mente qual é a sua função no contexto do trabalho. Através dessa etapa do texto, o leitor terá a completa ideia da intenção e propósito do projeto. Ele deverá, em rápida explanação, saber do que se trata, qual o objetivo e quais os argumentos que você usará no decorrer do desenvolvimento.
1
Assim, muitas vezes o melhor mesmo é fazer a introdução depois que o trabalho estiver concluído. Só aí, com o domínio total do assunto, você deve iniciar a introdução apresentando o assunto, explorando os tópicos mais importantes sobre os quais o