Como fazer um trabalho reciclável
São certificações obtidas voluntariamente, atestando o desempenho ambiental de um produto, com base na avaliação de seu ciclo de vida. O selo, que pode ser utilizado por um produto ou serviço, indica que, em determinada categoria de produtos ou serviços, aquele que obtém a certificação é amigável ao meio ambiente.
Entre as limitações de um rótulo ecológico pode-se citar:
A rápida proliferação de rótulos pode criar barreiras comerciais, intencionais ou não, principalmente para países em desenvolvimento e que acabem trazendo um saldo negativo para a questão ambiental.
----------------------*
O termo “indicador” vem do latim indicare e tem por significado destacar, anunciar, tornar público, estimar. Os indicadores transmitem informações que esclarecem inúmeros fenômenos que não são imediatamente observáveis. São ferramentas de informação que permitem avaliar vários aspectos de um sistema, inclusive impactos ambientais. A grande vantagem dos indicadores é que eles resumem uma situação complexa a um número ou a um selo ou rótulo, o qual pode ser utilizado para comparações ou alinhamento em uma escala. Dessa forma, o uso de indicadores permite avaliações e comparações relativamente rápidas, e é por isso que essa ferramenta vem sendo cada vez mais utilizada para monitorar mudanças em vários sistemas. Indicadores ambientais têm sido desenvolvidos e utilizados por empresas individuais, setores industriais e até países.
Sobre os indicadores pode-se afirmar que:
I – indicadores voluntários, conhecidos como “selos verdes”, que consistem em um símbolo impresso no rótulo da embalagem; não são aceitos no Brasil e na Comunidade Européia.
II - As autodeclarações que fazem referência ao desempenho