Como fazer um portfólio
PORTFÓLIO?
CONCEITUANDO...
O portfólio para Gardner (1994), “é um local para colecionar todos os passos percorridos pelo aluno ao longo da trajetória da sua aprendizagem.
“ O importante não é o portfólio em si, mas sim o que o discente aprendeu ao criá-lo,
O PORTFÓLIO COMO FONTE DE REFLEXÃO
O portfólio evidencia ao mesmo tempo, tanto para o educando quanto para o educador, processos de auto-reflexão. São laboratórios nos quais os estudantes constroem significados a partir de sua experiência acumulada. É um resumo da trajetória de aprendizagem
OBJETIVO DO PORTFÓLIO
O portfólio tem como maior objetivo ajudar o estudante a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho.
O grande mérito do portfólio é sua tendência a centrar a reflexão na prática, já que esta é a referência para construção, reconstrução e socialização do conhecimento (Alvarenga, 2001).
COMO PARTE DO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM
Como diz Alves (2000), o portfólio é visto como facilitador da reconstrução e reelaboração, por parte de cada estudante, do processo de ensinoaprendizagem ao longo de um curso ou de um período de ensino.
ENFIM...
O Portfólio nada mais é, que um instrumento que compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos estudantes durante um curso ou disciplina e inclui registro de visitas, resumos de textos, projetos e relatórios de pesquisa, anotações de experiências, ensaios autoreflexivos.
É PROCESSUAL....
De tempos em tempos (negociado com os alunos) faz-se necessário uma apresentação do Portfólio aos colegas e orientadores. Comentários são tecidos a respeito do desenvolvimento do processo. O início pode parecer muito difícil mas com a experiência, os alunos vão aprimorando e desenvolvendo novas formas de se comunicar.
E O PORTFÓLIO???
É individual
É avaliativo
É reflexivo
É um material para consultar diariamente e de