Como fazer um casamento infeliz
Resumo
Encontramos muitos livros, artigos, grupos de aconselhamento e terapeutas profissionais oferecendo conselhos de como melhorar e salvar casamentos. O que não encontramos e que muitos casais fazem por anos a fio, é de como fazer um casamento infeliz. O oposto do casamento feliz traz como metáfora o trágico-cômico de como muitos casais de forma quase irracional transformam suas vidas em verdadeiros infernos. E neste emaranhado de dito não dito, onde o diálogo não existe, ficam remoendo as suas vivências afetivas negativas e daí criam padrões de relacionamento disfuncionais que as tornam presas a um redemoinho do qual não podem sair.
Estes padrões de relacionamento disfuncionais passam a ser parte de suas vidas, não vêem como sair deles e os passam de gerações a gerações, onde cada um dos parceiros traz consigo a sua bagagem carregada de bons exemplos de como fazer um casamento infeliz.
Estas pessoas não sabem a quem se dirigir, ou a que especialista devem se dirigir. O que é mais comum é buscarem a ajuda de leigos, como um parente, um amigo ou ajuda religiosa, que ao invés de melhorar, ajudam a tirar todas as esperanças possíveis de salvação da miséria conjugal.
A partir da leitura de um autor anônimo sobre o assunto e baseado em minhas próprias experiências como terapeuta de casal e de família, me propus a fazer este resumo ao público interessado. Trata-se de casos e situações mais comuns onde os cônjuges utilizam todo seu arsenal de como ser infeliz e tornar o outro também infeliz. Vamos apresentar as mais diversas oportunidades para a miséria conjugal como estágios de um desenvolvimento: como planejar um casamento infeliz, casar-se pela razão errada, escolher a pessoa errada, problemas com a intimidade sexual; publicidade: disputas, violência, drogas, filhos, casos amorosos, como tornar um casamento pior nos primeiros anos, como brigar e sobre o que brigar, quando os filhos não estiverem mais vivendo com os pais e como