como fazer pim
Preocupados com essa questão, a PepsiCo realizou, em julho de 2008, uma grande avaliação em dez fábricas, que compreendeu: auditoria de conformidade legal, avaliação comportamental, relações organizacionais, cultura para segurança, infraestrutura, estrutura de pessoal técnico da área, recursos dedicados, processos, inserção na comunidade local e comunicação interna.
A partir de então, a empresa elaborou uma estratégia de trabalho para os 5 próximos anos, cuja prioridade seria a redução dos acidentes e a estruturação da gestão da área de Meio Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalhador (MASS) Gestão de Pessoas e Sustentabilidade de Pessoas.
O plano foi implantado em todas as unidades ao mesmo tempo e já no primeiro ano teve redução nos acidentes e gravidade dos acidentes.
Esse novo modelo de gestão na PepsiCo foi estruturado, após uma avaliação de seis meses, em uma plataforma baseada em quatro pilares: conformidade legal; requisitos corporativos; gerenciamento de riscos; padronização e transformação cultural. Para cada pilar foram instituídos planos de ações e indicadores de desempenho. Dessa forma, foram criados processos para a área de MASS, treinamentos, desenvolvimento de competências, plano de carreira, treinamentos obrigatórios de segurança para todas as funções das plantas, programa de comportamento e forte trabalho de cultura focado nas lideranças da PepsiCo, desde os níveis mais seniores, incluindo presidente, até lideranças operacionais.
A gerente Lea Mayor relata ainda que esse projeto traz benefícios para a empresa e para os funcionários e a economia gerada é consequência da redução dos acidentes. “É importante ressaltar que é uma iniciativa na qual todos ganham, e está alinhada com a visão estratégica de Performance com Propósito que tem entre seus pilares a Sustentabilidade de Talentos, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Humana. Neste sentido, valorizamos nossas pessoas e buscamos