Como fazer fogo
Química – Professor Luis Henrique
Como fazer fogo
Localização e preparação
A localização é tudo na hora de se fazer o fogo. O primeiro passo para uma boa fogueira de acampamento é estudar o terreno que o cerca de modo a escolher o melhor local. Eis algumas das características que você deve procurar:
Solo seco
Superfície lisa
Proteção contra o vento
Acesso à lenha
Estar próximo ao local de abrigo
Estar próximo a uma fonte de água
Antes de começar a preparar a fogueira, você deve verificar se o local supre as suas necessidades de abrigo e água. Quando descobrir uma boa posição, remova a vegetação que encontrar e cave um fosso de cerca de 10 a 15 cm de profundidade com 1 m de diâmetro. Caso existam pedras grandes por perto, coloque-as em torno do fosso para ajudar a conter o carvão. Não use pedras de rio, pois elas podem rachar, arrebentar ou explodir quando aquecidas. Caso haja neve no chão, construa uma plataforma de ramos verdes e dimensões médias.
Depois de escavar o fosso, recolha a lenha. Fogueiras precisam começar pequenas e crescer aos poucos, de modo que é recomendável recolher pedaços de lenha de dimensões variadas:
Palhas e cascas - pegam fogo facilmente e ajudam a criar a fogueira
Lascas - de pequenos gravetos a toras médias;
Combustível - ramos e troncos maiores.
Muita coisa pode ser usada para iniciar as chamas, desde que os materiais estejam completamente secos. Por exemplo, pinhas, folhas caídas, cascas de árvore, penas de pássaros (em inglês), bolas de algodão, fiapos de pano, musgos ressecados são alguns dos itens que podem ser usados. Caso você disponha de uma faca, remova a casca de uma árvore e obtenha lascas de madeira fresca do tronco. Caso use folhas ou pinhas, amasse-as em formato esférico.
As lascas usadas para acelerar a queima podem ser gravetos pequenos e médios, e também precisam estar secas. Se você incluir material úmido na fogueira, as chamas se extinguirão antes que cheguem ao