como fazer curriculo
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
CLÁSSICO
Aqui, o ponto central é a compreensão das principais reflexões desenvolvidas pela sociologia no que diz respeito à sociedade industrial. Essas reflexões são denominadas de pensamento sociológico clássico. É usual que haja o questionamento sobre o motivo de se estudar pensadores que viveram no século XIX.
Para refletir: como é possível pensar o mundo de hoje tendo como referência autores que viveram no passado?
A importância da compreensão das principais matrizes do pensamento social se deve à sua capacidade de explicar o mundo contemporâneo, ou seja, a atualidade dessas obras resiste no fato de que elas não foram corroídas pelo tempo e são plenamente capazes de lançar luz à compreensão dos problemas sociais presentes no mundo atual. Assim, é importante conhecer o conjunto dos princípios fundamentais que formam a teoria social desses autores e seus principais conceitos e relacioná-las com os problemas da sociedade contemporânea.
Émile Durkheim e o pensamento positivista
Émile Durkheim (1858-1917) deu continuidade ao trabalho iniciado por Augusto Comte. O positivismo é uma corrente de pensamento que surgiu no século XIX na Europa e foi fortemente influenciada pela crescente valorização da ciência como fonte de obtenção da verdade. O positivismo se inspirou no método de investigação das ciências da natureza, tendo a biologia como principal referência. Para essa corrente de pensamento, a sociedade era passível de compreensão e o homem possuía uma natureza social.
As pesquisas sobre o funcionamento do corpo humano conduziram os positivistas a pensar a sociedade como um grande organismo social, constituído de partes integradas e coesas que deveriam funcionar harmonicamente. Assim, seria preciso conhecer sua anatomia e descobrir as causas de suas doenças.
Outra forte influência do pensamento positivista foi o darwinismo social, uma crença de que as sociedades mudariam