Como Fabricado Um Pneu
Postado por: Redação Indústria Hoje em: 20, jun, 2013
Diferente do que se pode imaginar, os pneus não são fabricados apenas com borracha, a sua produção é bastante complexa, ainda mais hoje em dia
Diferente do que se pode imaginar, os pneus não são fabricados apenas com borracha, a sua produção é bastante complexa, ainda mais hoje em dia. O pneumático, que popularmente é chamado de pneu, é um artefato circular, normalmente na cor preta, que pode ser inflado com gases ou água. A sua cor é resultado da adição de negro de fumo (pigmento preto composto de 99,5% de carbono amorfo) à composição da borracha, o que confere mais durabilidade ao produto.
O pneu conta com diferentes partes, entre elas, está parede lateral, que é feita de borracha; lona de corpo, produzida com uma mistura elástica de borracha, poliéster e náilon; lona estabilizadora, fabricada com pequenas placas de fios de aço; capa de rodagem formada por três tipos de borracha com diferentes composições; talões que são aros de aço envolvidos por uma camada de borracha; e estanque feito por várias camadas de borracha.
Todas elas possuem a sua função, seja para dar firmeza, segurança, vedação, etc. Isso também mostra a grande variedade de matéria prima que é usada na fabricação de um pneu. Cada parte do pneu é fabricada separadamente e para juntá-los, as empresas usam prensas e tambores.
Leia também: – Como é fabricado o vidro?
Como é o processo produtivo do pneu?
Atualmente, o pneu conta com um tipo especial de borracha, produzido por meio de uma mistura de borracha natural, borracha sintética e negro de fumo. Confira as etapas de fabricação de um pneu:
1. Mistura: pigmentos, químicos e até 30 tipos diferentes de borracha são misturados em equipamentos imensos (máquinas Banbury), que funcionam a temperaturas e pressão extremamente altas. As substâncias são misturadas até que se forme uma massa preta e pegajosa, que será laminada diversas vezes.
2. Processamento ou