Como extrair e visualizar moléculas de DNA
Biologia e Geologia
Como extrair e visualizar moléculas de ADN?
Ana Oliveira
Daniela Teixeira
Inês Silva
João Castro
Data de realização: 24 de setembro de 2013
Professora:
Ano Letivo: 2013/2014
Introdução
Com esta experiência tivemos como principais objetivos extrair e visualizar moléculas de ADN (DNA, em terminologia inglesa) presentes na cebola, na banana e no quivi. O que é afinal o ADN?
O ADN é a sigla para Ácido Desoxirribonucleico, que é um composto orgânico que contêm toda a informação necessária para o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos e que transmite as características hereditárias dos mesmos.
Até meados do séc. XX, as informações sobre o suporte físico para o desenvolvimento dos seres vivos era desconhecido, chegando-se a pensar que esta informação estava contida nas proteínas, verificando-se depois que essa teoria não era real. Com o passar do tempo foram realizadas novas várias experiências chegando-se à conclusão que afinal a informação genética de cada ser vivo estava contida no ADN e que este tinha como principal função armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e do ARN.
As moléculas de ADN encontram-se no núcleo como cadeia dupla em seres eucariontes, já em seres procariontes encontram-se no citoplasma apresentadas como moléculas circulares. Estas são constituídas por unidades básicas designadas nucleótidos, que estabelecem ligações entre si formando cadeias polinucleotídicas. Estas ligações estabelecem-se entre o grupo fosfato de um dos nucleótidos e o carbono 3’ da pentose do nucleótido seguinte.
Cada nucleótido é formado por um grupo fosfato, uma pentose e uma base azotada. O ADN possui na sua constituição quatro bases azotadas diferentes, sendo estas a Timina, a Guanina, a Citosina e a Adenina, formando também quatro nucleótidos diferentes.
Os segmentos do ADN que contêm a