Como extrair e observar o DNA ? Relatorio
Introdução
No decorrer da disciplina de Biologia foi realizada uma atividade experimental prática com a finalidade de extrair e observar os filamentos de DNA do kiwi. Para a correta realização da atividade prática-laboratorial foi necessário a absorção dos seguintes conceitos:
O DNA ou ADN, ácido desoxirribonucleico, é uma molécula biológica presente em todas as células de todos os seres vivos é a molécula que coordena toda a atividade celular. É nesta molécula que se encontra armazenado o código genético de cada individuo, fazendo com que este possua todas as suas características físicas. A molécula de DNA é constituída por duas cadeias de nucleótidos ligadas por pontes de hidrogénio que se abolem entre bases azotadas complementares dos nucleótidos das duas cadeias, a adenina ligada à timina e a citosina à guanina. As duas cadeias são antiparalelas, agraúdam em sentidos contraditos, e os nucleótidos de cada uma delas estão ligados por ligações químicas entre o fosfato e a desoxirribose.
As duas cadeias estão engrenhadas em hélice, daí a designação de modelo em dupla hélice. Além do DNA, também existe o RNA que é constituído apenas por uma cadeia de nucleótidos, designada cadeia simples, unidos por conjugações entre fosfato e a ribose, que é também uma pentose.
Os nucleótidos distinguem-se do DNA, porque têm como açúcar a ribose e a timina como base azotada que é substituída pela base azotada uracilo.
Procedimento Experimental
Material
-Kiwis
-Sal de cozinha
-Detergente de lava louça (transparente)
-Álcool etílico a 95%
-Fucsina
-Goblé
-Bisturi
-Funil
-Papel de filtro
-Palitos
-Pipeta
-Faca
-Almofariz
-Balão de Erlenmeyer
-Tubo de ensaio
-Suporte
Procedimento
1. Descascamos duas bananas, cortámo-las em fragmentos e misturámos muito bem; 2. Colocámos 200ml de água morna no goblé, adicionámos-lhe sal de cozinha e misturámos; 3. De seguida