Como exercer uma liderança eficaz
Uma das maiores dificuldades encontradas pelas pessoas, tanto em relação a sua vida pessoal, quanto no aspecto profissional, é a falta de habilidade para resolver problemas. É comum nos sentirmos ansiosos quando surge a necessidade de resolvermos problemas que, presumimos, estão além de nossa capacidade. Ocorre um sentimento de angustia e impotência, fatores agravantes, que aumentam ainda mais o grau de dificuldade.
Em geral os problemas são recebidos pelas pessoas de forma diferente. Algumas, mais otimistas, encaram problemas como oportunidades de resolver assuntos e até mesmo como forma de melhorar seu padrão de vida. Outras transformam pequenos problemas em verdadeiras tragédias anunciadas, sofrendo por antecipação.
Às vezes vários problemas ocorrem em nossas vidas ao mesmo tempo, o que pode criar uma situação de estresse. Pode acontecer de uma pessoa estar vivenciando simultaneamente conflitos e desafios na vida pessoal, na área profissional, ministerial e ao mesmo tempo por atravessar uma fase financeira ruim e ter problemas de saúde.
1. Eis algumas dicas de como voce deve cuidar das pessoas que se apresentarem com problemas específicos em sua liderança:
a) Aquele que é explosivo. Um temperamento explosivo pode ser tolerado, mas nunca uma pessoa que esteja em estado pecaminoso. É preciso pastoreá-la, corrigindo-a com amor, conforme preceitua a palavra do Senhor (1Cor. 5.11-13; 1Ts. 5.14; Mt 18.15-17). Primeiro deve o faltoso ser admoestado na Palavra de Deus e se não houver resultados concretos de abandono do pecado, deve então o caso ser encaminhado para o supervisor, e este para o pastor do ministério de Grupos de Comunhão.
b) Aquele que acha que é mais espiritual que o outro. Este sempre usará do recurso de temas polêmicos e de textos bíblicos difíceis. Você precisa evitar que ele conte muitas experiências e, posteriormente, falar com ele em particular, mostrando-lhe os objetivos do grupo e o