Como Evitar O Plagio
EVITAR O PLÁGIO
CARMO NETO, Dionísio. Metodologia científica principiantes. 3. ed. Salvador: FIB, 1998. p. 265-267.
para
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br Pretende-se apresentar aqui algumas sugestões para que ao fazer seu trabalho, você evite plagiar inadvertidamente. Estas recomendações não pretendem impor regras eficientes e eficazes para prevenir que seu trabalho social plagiado ou que outros roubem suas, idéias. Isto implica numa mudança de comportamento de toda a sociedade ou alteração da consciência coletiva, algo que foge ao propósito o alcance deste ensaio.
A bibliografia sobre plágio - muito restrita. No entanto, Michael E.
Adelstein e Jean G. Pival (1976, p. 249-50) recomendam para evitar o plágio, que todo trabalho acadêmico, escrito ou de alguma maneira submetido pelo estudante ao seu instrutor ou supervisor acadêmico, seja o resultado de seu próprio pensamento, pesquisa, ou expressão e interior. Em qualquer caso em que o estudante se sinta inseguro sobre a questão do plágio (plagiarism) envolvendo risco, ele é obrigado a consultar seu instrutor sobre a questão, antes de submeter seu trabalho.
Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos lsantos@uneb.br Quando um estudante submete um trabalho afirmando ter sido unicamente seu, mas em que ele toma emprestado idéias, organização, estrutura, expressões, ilustrações, exemplos, citações, dados, modelos ou outra parte qualquer de urna outra fonte, sem o reconhecimento apropriado do fato, o estudante é culpado por plagiar.
Plagiarismo inclui reprodução do trabalho de alguém, não importa se de um artigo, capítulo de um livro, paper manuscrito, artigo de jornal, ou arquivo qualquer em que se omita a fonte. Plagiarismo também inclui a prática de empregar ou permitir uma outra pessoa alterar ou revisar um trabalho submetido por um estudante e admiti-lo como sendo seu. Ou seja, o revisor deve ser explicitamente citado nos agradecimentos. Na classe os estudantes podem e devem discutir