Como estrelas na terra
RESUMO
O objetivo de um resumo é fazer um texto ocupar menos espaço, mantendo as ideias principais (ou centrais). Existem três tipos:
1) resumo acadêmico – objetivo, direto, ideias centrais;
2) extensivo – não se pode suprimir nada; só mudam as palavras;
3) seletivo/estético – ideias importantes, centrais.
O resumo possui algumas etapas que devem ser consideradas:
a) conhecimento das condições do resumo
- espaço ocupado (quantas laudas)
- finalidade pretendida
- leitura atenta do texto a ser resumido – essencial que se tenha um bom conhecimento e entendimento da obra. Sem isso, será muito difícil produzir um resumo fiel ao conteúdo original
b) processo – estruturação de ideias: como as ideias estão estruturadas no texto? Por blocos de sentido (ou conteúdo) ou por parágrafos?
Por blocos de sentido: o autor não desenvolve cada ideia em um parágrafo, mas faz muitas digressões, voltando a assunto anteriormente tratado, retomando a ideias já combatidas, etc. Os textos freudianos seguem essa estruturação.
- A melhor maneira de resumir textos que têm esta estruturação é por unidade de sentido, concentrando o sentido no parágrafo. Exemplo: num texto em que duas teses antagônicas são apresentadas pelo autor na forma de blocos de sentido, o resenhista irá reunir todas ideias referentes à tese A num parágrafo e todas as que se referirem à tese B em outro parágrafo.
Como se identificam as unidades de sentido: através da identificação dos conectores:
-mas/porém: indicam oposição entre ideias;
- embora: indica concessão;
- na verdade/assim: demonstração.
Por parágrafos: as ideias são desenvolvidas parágrafo a parágrafo. Sem dúvida, é mais fácil resumir este tipo de texto, pois a sequência lógica das ideias permite fazer um resumo por parágrafos, seguindo a ordem dos parágrafos do texto.
c) Estratégias:
- o resumo não apresenta introdução: vai direto ao assunto;
- segue-se a ordem do texto, assim se evita a