Como estrelas na terra, toda criança é especial
O filme retrata a história de Ishaan Awasthi, um garoto de 9 anos, que ama pintar e que sofre de dislexia, estudando em uma escola normal ele está prestes a repetir o terceiro período pela terceira vez. Diversas vezes o menino se encontra em mundos diferentes dentro de sala de aula, não conseguindo assim se concentrar, ele relata diversas vezes que não consegue ler, pois “as letras dançam” diante de seus olhos, com isso os professores se irritam e o tratam mal, achando que ele está fazendo graça para tumultuar a aula.
Seus pais são chamados na escola para saberem que ele está prestes há repetir o ano novamente, e nesta conversa à diretora da escola até recomenda uma escola especial para Ishaan, por acredita que ele é especial, mas seu pai descarta totalmente esta hipótese e o matricula em um colégio interno cujo lema é “Disciplinar Cavalos Selvagens”. Ishaan implora para não ir para este lugar, até faz promessas de se concentrar mais, se empenhar mais para passar de ano. Mais tudo é inútil, sem pai não pensa duas vezes e o leva. Quando chega Ishaan se sente isolado, pois não conhece ninguém é ainda está longe de sua família, mas logo ele faz um “amigo” seu nome é Rajan, Ishaan é aconselhado por um duro professor de gramática a sentar-se perto de Rajan, pois sendo o primeiro da turma iria ajudá-lo a aprender mais rápido.
Mas nada difere a nova escola da antiga, pois estava sendo da mesma forma, maus tratos, humilhação, ele se sentia cada dia pior, nada mais o animava, nem a pintura que tanto gostava. Ishaan se isolou de tudo e de todos, nesta hora que aparece um novo professor substituto de artes o Ram Shankar, de maneira lúdica ele aparece, vestido de palhaço, tocando flauta e cantando, animando as crianças. Neste primeiro momento que ele conhece Ishaan por não querer pintar e ele percebe algo diferente neste garoto, com o passar dos dias ele procura saber mais de Ishaan e então ele descobre que está criança