Como estimular nossas equipes, com o intuito de despertar em cada uma delas a energia necessária à busca dos objetivos traçados pela organização.
Módulo: 1 MOTIVAÇÃO
Atividade: Individual – texto.
Título: Como estimular nossas equipes, com o intuito de despertar em cada uma delas a energia necessária à busca dos objetivos traçados pela organização.
Aluno: Karina Garcia Stefanelli
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma:T0285
Introdução
A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna. O que anteriormente era apenas instrumento da área de Recursos Humanos, agora passa a fazer parte da estratégia das empresas.
Pessoas desmotivadas e sem qualidade de vida no trabalho podem se tornar um problema para a empresa, pois o rendimento tende a cair e suas tarefas não serão executadas adequadamente.
As empresas atuais necessitam de líderes capazes de trabalhar e facilitar a resolução de problemas em equipe, estimulando os colaboradores e contribuindo para uma melhor produtividade. Portanto liderança e motivação constituem-se de ações para conduzir pessoas em busca de seus benefícios próprios e também para os benefícios coletivos do qual o indivíduo está inserido.
Teorias sobre motivação
Várias são as teorias que tentam explicar o sentido desta força misteriosa que é a motivação, que leva as pessoas a agirem de forma a alcançar objetivos. Uma das teorias mais aplicadas é a de Maslow que traz em sua pirâmide que os indivíduos precisam primeiro suprir suas necessidades básicas antes de qualquer outra motivação, ou seja, à medida que as necessidades mais baixas da hierarquia vão sendo satisfeitas, elas vão dando lugar às que se encontram nos pontos mais altos da hierarquia. Baseado então na teoria de Maslow, podemos concluir que o líder precisar ter em mente que é preciso fazer as coisas simples antes de tentar planos mirabolantes de motivação. Portanto é preciso procurar entender as teorias de motivação, bem como tentar aplicar estas teorias em conjunto na prática de acordo com os objetivos estratégicos e as necessidades