Como ensinar e aprender matemática
FACULDADE SUMARÉ
ARTIGO: “COMO ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA”
Isabel Ribeiro Viana de Oliveira RA 1013939 Patrícia Marinho dos Santos RA 1016849 Raquel Alves Pereira RA 1011243
“Aprender matemática deve ser “mais que aprender técnicas de utilização imediata”; deve ser “também interpretar, construir ferramentas conceituais, criar significados, sensibilizar-se para perceber problemas, tanto quanto preparar-se para resolvê-los, desenvolver o raciocínio lógico, a capacidade de conceber, projetar, transcender o imediatamente sensível.” SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular de matemática; 1º grau. São Paulo, SE/CENP, 1988.
MATEMÁTICA COMO CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
RESUMO: Este artigo tem como objetivo tratar da aprendizagem e da didática na disciplina de matemática, respaldado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) de Matemática e outras concepções teóricas. É de fundamental importância que o professor reflita sobre o ensino de Matemática, identificando as principais características dessa ciência. E que também tenha clareza de suas próprias concepções, porque é baseado nelas que poderá refletir sobre sua prática, suas escolhas pedagógicas, definição de objetivos, conteúdos de ensino e formas de avaliação em sala de aula. Também procurar conhecer a história de vida de seus alunos, suas vivências, seus conhecimentos informais e suas condições sociológicas, psicológicas e culturais.
PALAVRAS-CHAVE: Aluno. Professor. Saber matemático.
De acordo com os PCN’s de Matemática, aprender e ensinar matemática no ensino fundamental compreende o estudo dos fenômenos relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática e pressupõe a análise de variáveis e suas relações envolvidas nesse processo – o aluno e o saber matemático, o professor e o saber matemático, as relações