Como ensinar química para ensino fundamental
Escrito por Lane Cummings | Traduzido por Fernanda De Assis
O ácido cítrico é uma base com a qual a maioria dos alunos está familiarizada orange and orange juice image by Kovac from Fotolia.com
O conceito de ácidos e bases é uma das primeiras lições com que alunos do ensino fundamental se deparam nas aulas de química e deve ser usados como um trampolim para o assunto. Ao ensinar sobre ácidos e bases, é importante usar exemplos claros para a terminologia e explicar o assunto com termos o mais simples possível.
Nível de Dificuldade:
Moderadamente fácil
O que você precisa?
Substâncias ácidas ou básicas
Bicarbonato de sódio
Vinagre
Instruções
1. 1
Obtenha dos alunos exemplos de ácidos e bases com que lidam diariamente. Assim, você terá uma noção do quanto eles já sabem ou não sabem sobre o assunto.
2. 2
Leve exemplos de ácidos e bases comuns, por exemplo, o bicarbonato de sódio é uma base fácil de levar para a sala de aula. O ácido cítrico presente nas laranjas e o vinagre são ácidos que podem ser facilmente conseguidos.
3. 3
Demonstre o que acontece quando se mistura o bicarbonato de sódio (uma base) e o vinagre (um ácido). Pergunte aos alunos por que eles acham que a reação produz tantas bolhas.
4. 4
Apresente aos alunos a escala de pH. Explique que os cientistas, quando querem determinar o quanto uma substância é ácida ou básica, usam uma escala de 0 a 14.
5. 5
Desenhe um diagrama na lousa. Mostre que a escala de pH serve para nos dizer que tipo de íons uma solução libera quando se quebra. Soluções ácidas possuem muitos íons de hidrogênio e soluções básicas possuem muitos íons de hidróxido.
6. 6
Explique aos alunos que substâncias ácidas têm um pH inferior a 7 e que quanto menor for o número, mais ácida será a substância.
7. 7
Pergunte aos alunos que números eles acham que substâncias muito básicas têm na escala de pH. Verifique que as bases têm um pH acima de