Como elaborar um relatório
Partes de um relatório Um relatório escrito é composto das seguintes partes:
-Título
-Introdução (Objetivo)
-Materiais e métodos
-Resultados
-Discussão
-Conclusões e referências bibliográficas
Cada parte do relatório deve ser destacada e separada.
Titulo
O título do relatório deve explicar (com poucas palavras) o problema resolvido através da experiência realizada. Ex: “Determinação de massa de algumas amostras sólidas maciças”.
Introdução
Nesta parte, deve ser explicado, de menina clara e breve, qual foi o objetivo da experiência (o problema a ser resolvido através da experiência), qual o método (ou métodos) utilizado e quais os princípios fundamentais em que esse método se baseia. Ex: “O método utilizado baseia-se em algumas propriedades físicas da matérias, tais como massa, volume e densidade. As densidades foram calculadas a partir de valores determinados experimentalmente da massa e do volume cada amostra...” (O objetivo pode figurar no relatório como último parágrafo da Introdução ou como item separado).
Materiais e métodos -Materiais;
-Reagentes;
-Equipamentos; Representa a lista de materiais, equipamentos e substâncias químicas utilizadas na execução do experimento para que todos os objetivos traçados tenham sido cumpridos.
Procedimento
Este item deve conter a descrição detalhada do procedimento utilizado na execução do experimento. Deve-se descrever, passo a passo, como a experiência foi realizada. Não inclua no “Procedimento experimental” os dados coletados no laboratório.
Resultado e discrição Nesta parte do relatório, devem ser colocados os dados coletados durante