Como elaborar um projeto de vida
Um projeto de vida é um plano onde projetamos o futuro que queremos. Se tiver a sua aplicação restrita à área profissional, esse projeto será uma ferramenta de desenvolvimento poderosa, mas limitada. Entretanto, se envolver todas as esferas da vida, como: família, finanças, saúde, espiritualidade, relacionamentos e lazer – pode servir como uma ferramenta para a realização plena, uma maneira de estar no mundo. Elaborar o projeto de vida é fundamental, pois permite visualizar resultados e obter a motivação necessária para agir e caminhar na direção certa.
O mundo contemporâneo define alguns padrões sobre o que é ser uma “pessoa de sucesso”, realizada. Entretanto, cada um de nós dá às coisas e acontecimentos um sentido, ou um peso diferente, de acordo com a nossa percepção. Assim, para que um projeto de vida seja abrangente e significativo, ele deve ser coerente com os valores e crenças de quem o elabora. Então, a responsabilidade pela elaboração de seu Projeto de Vida é sua! Não pode ser delegada a mais ninguém.
Não é possível definir o momento exato em que um projeto de vida deve ser iniciado, mas é adequado considerar que a passagem para a vida adulta e o desenvolvimento pessoal e profissional implica em fazer escolhas e, será mais fácil fazê-las se tivermos consciência de onde queremos chegar.
Para elaborar um projeto de vida é imprescindível estabelecer objetivos, metas, caminhos a seguir a curto, médio e longo prazo, e a isso chamamos de plano de ação. É importante que esse plano se caracterize pelo equilíbrio entre o que se deseja (ideal), e o que se tem de potencial para conquistar (real).
Recomenda-se que um projeto de vida seja elaborado por escrito, passo a passo e que sejam respondidas algumas perguntas fundamentais tais como: Quem é você? Quais são as suas expectativas e objetivos? Quando pretende atingí-los? Que recursos possui e quais precisa desenvolver?
Para responder a essas questões, é necessário um bom nível de