Como elaborar em texto
o estudo em que se insere a confirma, o resultado auxilia na demonstração de que a relação se repete regularmente. Por exemplo, se uma pesquisa realizada nos
Estados Unidos confirma que empregados de nível elevado são menos motivados por salários que por desafios, e pesquisa posterior a confirma no Brasil, esses resul- tados passam a gozar de significativo grau de confiabilidade.
3.3.3 Teorias
As hipóteses derivadas de teorias são as mais interessantes no sentido de que proporcionam ligação clara com o conjunto mais amplo de conhecimentos das ciências. Todavia, nem sempre isso se torna possível, visto muitos campos da ciência carecerem de teorias suficientemente esclarecedoras da realidade.
3.3.4 Intuição
Também há hipóteses derivadas de simples palpites ou de intuições. A história da ciência registra vários casos de hipóteses desse tipo que conduziram a importantes descobertas. Como, porém, as intuições, por sua própria natureza, não deixam claro as razões que as determinaram, torna-se difícil avaliar a priori a qualidade dessas hipóteses.
3.4 CARACTERÍSTICAS DA HIPÓTESE APLICÁVEL
Nem todas as hipóteses são testáveis. Com freqüência, os pesquisadores
elaboram extensa relação de hipóteses e depois de detida análise descartam a maior parte delas. Para que uma hipótese possa ser considerada logicamente aceitável, deve apresentar determinadas características. A seguir, são considerados alguns re- quisitos, baseados principalmente em Goode e Hatt (1969) e McGuigan (1976), mediante os quais se torna possível decidir acerca da testabilidade das hipóteses:
3.4.1 Deve ser conceitualmente clara
Os conceitos contidos na hipótese, particularmente os referentes a variáveis,
precisam estar claramente definidos. Devem-se preferir as definições operacio- nais, isto é, aquelas que indicam as operações particulares que possibilitam o es- clarecimento do conceito. Por exemplo, uma hipótese pode-se