Como elabora um plano de ação
FUNAI: Fundação Nacional do Índio é um órgão do governo brasileiro, que lida com as questões referentes aos índios.
A FUNAI foi criada em 5 de dezembro de 1967 durante o governo do presidente Costa e Silva, para promover a educação dos índios, proteger as terras por eles ocupadas. Ela tem a responsabilidade de defender as comunidades indígenas e fazer com que a sociedade passa a ter interesse pelos índios e suas causas.
É também responsável pela fiscalização de seus patrimônios e de suas terras impedindo invasões de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites que representem um risco á vida e á preservação desses povos.
A FUNAI sempre cumpriu com seu dever de tutor dos índios, os servidores do departamento médico do órgão tinham todo o apoio para poder exercer seus trabalhos principalmente na área de tratamento da tuberculose. Quase todos os índios karjará eram portadores da doença, essa fez inúmeras vítimas, era praticamente uma pandemia. Os irmãos vilas-boas, assim como outros funcionários da função, não mediam esforços para poder levar até o índio, o mínimo necessário para seu conforto. Era a FUNAI que mais se empenhava para que nada faltasse aos indígenas, sendo sua maior parceira para socorrer os mesmos, independentemente da distância ou circunstância.
De acordo com a FUNAI os índios brasileiros estão divididos em três classes: os isolados, considerados aqueles que “vivem em grupos desconhecidos ou de que se possuem poucos e vagos informes através de contatos eventuais com elementos da comunhão nacional”; os em via de integração, aqueles que conservam parcialmente as condições de sua vida nativa, “mas aceitam algumas práticas e modos de existência comuns aos demais setores da comunhão nacional”; e os integrados, ou seja, os nativos incorporados à comunhão social e “reconhecidos no pleno exercício dos direitos civis, ainda que conservem usos, costumes e tradições características da sua