COMO DISTINGUIR CIÊNCIA DE PSEUDOCIÊNCIA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
PAULA FERNANDA
SAMANTHA FARIAS
DAYANE ROCHA
FILOSOFIA E ÉTICA: COMO DISTINGUIR CIÊNCIA DE PSEUDOCIÊNCIA
RECIFE
2013.2
Um exemplo de pseudociência seria a “Teoria da abiogênese” que foi à primeira ideia proposta pela origem da vida e teve uma participação muito importante do filósofo grego Aristóteles. Naquela época, como Aristóteles influenciava o pensamento de muitas pessoas, e até de grandes cientistas, essa teoria foi muito aceita. Na mesma, os seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica. Sapos poderiam brotar dos pântanos, vermes brotavam das frutas. Um médico chamado Jan Baptista van Helmont elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea, que consistia em colocar grãos de trigo em camisas sujas e esperar alguns dias. Ele estava tão envolvido com essa ideia que não foi capaz de imaginar que os ratos na verdade eram atraídos pela sujeira, e não brotavam nessa “receita”.
Essa teoria apresenta várias características da pseudociência. Como por exemplo: É indiferente aos critérios para estabelecer evidência válida, confia muito na avaliação subjetiva, exibe indiferença pelos fatos, é invariavelmente mal feita, argumenta com base na ignorância ou numa falácia elementar, argumenta com base em supostas exceções, erros anomalias, acontecimentos estranhos e alegações suspeitas – Ao invés de regularidades da natureza bem demonstradas e etc.
Anos depois essa teoria com base na pseudociência foi substituída por outra com base científica, que foi desenvolvida com critérios para obter evidência, como projetar experimentos relevantes, a avaliação de possibilidades, testes de hipóteses, estabelecimento de teorias e etc.
Francesco Redi (1626-1697), um médico Italiano, realizou alguns experimentos que comprovaram que a teoria da