Como direcionar e cultivar seu talento
Bernt Entschev descreve neste livro fatos extraído dos encontros com os mais diferentes profissionais, alguns bem empregados, outros desempregados, com dúvidas sobre a carreira, com dificuldades financeiras, com falta de tempo, com problemas comportamentais, com o futuro promissor ou com as esperanças arruinadas.
Ouvindos suas histórias, constatou que, na maioria das vezes, eles não têm controle sobre suas carreiras e na maioria das vezes transferem essa responsabilidade para a empresa ou gestor.
E utilizam esse argumento para encobrir seus pontos de melhoria, muito não conseguem detectar qual sua dificuldade ou frustração e simplesmente se anulam.
Lógico que a empresa, o gestor o departamento de Recursos Humanos pode sim, identificar essas limitações, e desenvolver uma ação de melhoria.
Em um dos casos ele descreve a história de um gestor que se empenhava muito pela empresa mas reclamava dos seus subordinados, sobre os hábitos, baixa produtividade e a resistência a mudanças. Ele ganhou um livro sobre o cultivo das plantas e apesar de achar estranho no inicio se sensibilizou e decidiu aplicar o que aprendeu com o livro.
O primeiro ponto que identificou é que para ter bons frutos precisa de boas sementes, o mesmo vale para os profissionais que, para apresentar bons resultados, precisa ser bem recrutado.
Para a planta ter um bom desenvolvimento é necessário vigiar a semente dar os cuidados necessários. Percebeu que com os funcionários necessitam de acompanhamento e motivação para crescer.
O que auxiliou o gestor a modificar, as relações humanas em sua organização foi o conceito mais simples utilizado em uma horta, quando planta-se alfaces não temos como colher morangos.
Onde realizou a descrição dos cargos assim contratando os funcionários com o perfil correto para necessidade do seu departamento.
Nesse livro tem vários os pontos como procurar melhorar os seus conhecimentos técnicos para ter mais chances no