como diminuir as desigualdades sociais
INTRODUÇÃO 4
PROBLEMA DA PESQUISA 5
JUSTIFICATIVA TEÓRICA 6
OBJETIVOS 9
OBJETIVOS GERAIS 9
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
METODOLOGIA DA PESQUISA 10
CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXO 13
INTRODUÇÃO
Este projeto visa identificar as funções e medidas sociais que a escola pode propiciar para tornar a sociedade mais justa e menos desigual sob a lente de pedagogos, psicólogos, através de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo na Escola Municipal Constantino Vieira localizada na Rua Direta de Santo Antônio SN Portão Lauro de Freitas Bahia, apresentado as disciplinas do segundo semestre do curso de pedagogia da faculdade UNIME. Este estudo tem por objetivo responder a seguinte questão: Em que medida a escola pode atuar no sentido de tornar nossa sociedade menos injusta e desigual?
O acesso à igualdade de condições para permanência na escola é um dos princípios, estabelecidos pela LDB (lei 9394-95). Mesmo assegurado por lei, ao longo desses anos as mudanças vem ocorrendo em passos lentos, muito se discute a respeito da igualdade de tratamento, mas a exclusão social revela uma dura realidade.
Segundo Lara (2009) a escola deve atuar também na função de expor toda informação cultural para os alunos de classes populares, promovendo a igualdade cultural entre todos em uma sociedade capitalista. Para Ângela, a herança cultural herdada pela posição social da criança influencia no seu desempenho escolar e a escolha da sua profissão futuramente.
A psicóloga Priscila Augusta Lima no âmbito da igualdade e diversidade da escola todos os alunos devem compreender que “todos somos iguais”. Mesmo com nossas diferenças e igualdades somos todos seres humanos sensíveis aos sentimentos e a dor. Temos capacidades e incapacidades e são elas que nos permitem incluir e sermos excluídos. Priscila atribui à escola as medidas de desenvolver uma educação inclusiva. Mais do que uma educação inclusiva, é necessária uma mentalidade inclusiva (LIMA,