Como determinar saúde-doença como processo social.
Conceituar saúde e doença;
Procurar um objeto de estudo;
Conceituar a determinação e os determinantes sociais da saúde-doença
Esse três tópicos servem para enriquecer a teoria e tornar o processo social saúde-doença como algo mais concreto.
Conceito de saúde e doença:
Enquanto para as classes dominantes o conceito de saúde é a ausência de doença e está centrada na biologia individual, focando apenas no físico, nas sociedades mais baixas, o conceito de saúde anda junto com o conceito social, visto também como incapacidade de trabalho que afeta diretamente a economia. Além disso, percebemos que a saúde não é questão apenas de instituições hospitalares ou clínicas, é a harmonia entre o bem estar físico e mental.
Já no conceito de doença, no geral, ela é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais, porém este conceito é falho, pois um indivíduo pode ser saudável, mas estar momentaneamente afetado por alguma patologia. A doença está ligada intimamente ao meio em que vivemos e aos processos históricos em que avançamos, sendo assim mais um processo social do que uma determinação biológica em si.
Também percebemos que as sociedades diferentes possuem patologias diferentes, devido a cada uma ter seu próprio modo de organização ecológica, social e estrutural.
Análise do perfil patológico de uma determinada região:
No caso do México, o qual não possui dados suficientes para a análise patológica, utilizamos as estatísticas oficiais de mortalidade. Para explicitar este caso, tomamos como exemplo a AIDS, que não é uma doença que mata por si só, mas afetando o sistema imunológico condiciona o hóspede à morte através de outras patologias, logo vamos quantificar esta doença pelo número de mortes que ela ocasiona.
Análise do perfil patológico de sociedades economicamente parecidas:
O que determina o perfil patológico é a