Como desenvolver uma fé que opera
Tiago 3:13-18
O mundo está marcado por tempos de crises, e apesar de ouvirmos e experimentarmos uma difícil crise financeira, mas, dentro da perspectiva bíblica, a grande crise da humanidade sempre foi uma crise de relacionamentos.
O grande problema do mundo não é a ausência de recursos, mas é a inconsistência dos relacionamentos. Como desenvolver uma fé que opera e um amor de qualidade? Pela sabedoria. “Segui a paz com todos” nos mostra a importância da capacidade de nos relacionarmos com as pessoas A sabedoria não está relacionada com o Q.I. ou com o nível cultural de uma pessoa. A sabedoria está intimamente ligada com relacionamentos. A sabedoria produz humildade e o conhecimento por si só, produz orgulho. Tiago caracteriza um relacionamento sem sabedoria. Ele dá os sintomas da falta de sabedoria num relacionamento. v.17. Seis coisas que determinam se uma pessoa é sábia
1. Se eu for sábia não comprometerei a minha integridade
“A sabedoria que vem do alto é primeiramente pura”
Na bíblia a palavra pura se refere a Cristo, uma pessoa íntegra, *cuide, seja fiel nas pequenas responsabilidades. *diga não prontamente à tentação *não separe a sua vida particular da sua vida pública, seja transparente *mantenha sempre uma consciência limpa sendo tratável Minta pra sua consciência e a sua consciência vai mentir pra você. “principio da cauterização da consciência” acredita na própria mentira.
2. Se eu for sábio não vou provocar a sua ira
“...a sabedoria que vem do alto é pacífica.”
Comparação: levanta uma pessoa em detrimento da outra e provoca ira.
Condenação: falar irresponsavelmente das outras pessoas. Quando condeno alguém, preparo minha própria condenação.
Crítica precipitada, parcial:
3. Se for sábio não vou diminuir seus sentimentos
“A sabedoria do alto é moderada”
Moderado significa atencioso, procura entender as questões e conflitos dos outros, que respeita